Dúvidas frequentes
- Home
- Dúvidas frequentes
Esclareça todas as suas dúvidas sobre a compra de imóveis CAIXA
Não! Você não paga nada por nossa assessoria imobiliária. Só ganhamos com seu êxito na compra do imóvel.
- Os leilões de imóveis da CAIXA são realizados pela internet, pelo site da Caixa ou por um leiloeiro credenciado.
- Os imóveis são vendidos pelo valor da dívida do contrato, acrescido de despesas de consolidação.
- O arrematante é o licitante que oferecer o maior lance.
- O pagamento do imóvel deve ser realizado no prazo máximo de 30 dias após o leilão.
- Documento de identificação com foto
- CPF
- Identidade – RG
- Certidão de Nascimento ou Casamento
- Comprovante de residência
- Comprovante de renda – IR
- Declaração de origem de recursos
The residence is comprised of 5 bedrooms, 2 master bathrooms, 4 on-suite guest bathrooms, 2 powder rooms, 2 offices, 2 dressing rooms, a media room, an oversized eat-in gourmet chef’s kitchen, and a sprawling 1,100 square-foot Great Room perfectly situated in the prime southwest corner of the floor.
The residence is comprised of 5 bedrooms, 2 master bathrooms, 4 on-suite guest bathrooms, 2 powder rooms, 2 offices, 2 dressing rooms, a media room, an oversized eat-in gourmet chef’s kitchen, and a sprawling 1,100 square-foot Great Room perfectly situated in the prime southwest corner of the floor.
- O imóvel pode estar ocupado por terceiros.
- O imóvel pode ter problemas estruturais.
O arrematante tem o direito de solicitar a desocupação do imóvel. O prazo para desocupação é de 60 dias, a partir da data da expedição da Carta de Arrematação.
O primeiro passo é tentar uma desocupação amigável, conversando com o ocupante e oferecendo um prazo para que ele saia do imóvel. Se o ocupante não quiser sair de forma amigável, o arrematante pode solicitar a reintegração de posse judicialmente.
A lei que rege a desocupação de imóveis de leilão é a Lei nº 9.514/1997, que dispõe sobre o Sistema Financeiro Imobiliário. O artigo 30 da lei determina que o imóvel leiloado deve ser desocupado pelo ocupante no prazo de 60 dias, a partir da data da expedição da Carta de Arrematação.
O artigo 31 da lei também determina que o ocupante que desocupar o imóvel no prazo de 60 dias terá direito a receber uma indenização, que será calculada com base no valor do aluguel mensal do imóvel.
Aqui estão algumas dicas para desocupar um imóvel ocupado por terceiros:
- Tente uma desocupação amigável. Converse com o ocupante e ofereça um prazo para que ele saia do imóvel.
- Documente tudo. Guarde todas as conversas que você tiver com o ocupante, bem como qualquer documento que você assinar.
- Procure um advogado. Um advogado pode te ajudar a solicitar a reintegração de posse judicialmente.
É importante ressaltar que a desocupação de um imóvel ocupado por terceiros pode ser um processo longo e burocrático. O arrematante deve estar preparado para enfrentar alguns desafios.
- O Sistema Financeiro Imobiliário é composto por instituições financeiras públicas e privadas que atuam no financiamento imobiliário.
- Os financiamentos imobiliários podem ser concedidos para a aquisição, construção, reforma ou ampliação de imóveis.
- As garantias de financiamentos imobiliários podem ser constituídas por imóveis, direitos reais sobre imóveis ou por outros bens.
- Em caso de inadimplência do financiamento, a instituição financeira pode executar a garantia, o que pode resultar na alienação judicial do imóvel.
Aqui estão alguns dos principais pontos da lei:
- A lei estabelece que o imóvel financiado deve ser alienado fiduciariamente à instituição financeira. Isso significa que a instituição financeira tem a posse e o domínio resolúvel do imóvel, até que o financiamento seja quitado.
- Em caso de inadimplência do financiamento, a instituição financeira pode promover a execução da garantia, o que pode resultar na alienação judicial do imóvel. O arrematante do imóvel em leilão adquire a propriedade do imóvel livre e desembaraçado de quaisquer ônus.
- A lei também estabelece regras para a desocupação de imóveis ocupados por terceiros. O arrematante tem o direito de solicitar a reintegração de posse do imóvel, no prazo de 60 dias, a partir da data da expedição da Carta de Arrematação.
Se você fizer uma proposta em um imóvel de leilão da Caixa e não pagar, poderá sofrer as seguintes consequências:
- Multa: O arrematante que não pagar o imóvel no prazo estipulado no edital estará sujeito à multa, que é geralmente de 10% do valor do lance.
- Perda do lance: O arrematante que não pagar o imóvel no prazo estipulado no edital perderá o lance, e o imóvel será oferecido novamente ao leilão.
- Recebimento de cobrança judicial: A Caixa pode entrar com uma ação judicial para cobrar o valor do imóvel do arrematante que não pagou.
Além dessas consequências, o arrematante que não pagar o imóvel também poderá ter seu nome inscrito no cadastro de inadimplentes, o que pode dificultar a obtenção de crédito no futuro.
É importante ressaltar que as consequências de não pagar um imóvel de leilão da Caixa podem variar de acordo com o edital do leilão. É sempre recomendável consultar um advogado especializado em direito imobiliário antes de participar de um leilão de imóveis.
Aqui estão algumas dicas para evitar as consequências de não pagar um imóvel de leilão da Caixa:
- Só faça uma proposta se você tiver certeza de que poderá pagar o imóvel.
- Não deixe para pagar o imóvel no último dia.
- Tenha um plano financeiro para pagar o imóvel.